top of page

Plantando as raízes certas - Dia 7

ree

Chegamos ao fim de mais de um propósito de reflexões e orações. Hoje, o intuito não é falar de outra raiz venenosa, mas chancelar o que já foi visto até aqui e te incentivar a uma transformação real. De nada adianta você ter sido impactado pelas reflexões se não colocá-las em prática com persistência, paciência e perseverança. Por isso, o post de hoje é um encerramento e uma chamada à ação.


“Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim; e o Deus da paz estará com vocês.”‭‭ Filipenses‬ ‭4‬:‭9‬ ‭

Deus abençoa não aquele que só "sabe", mas o que coloca em prática a fim de honrá-Lo.



Resumo Geral das Raízes

ree



Plantando as raízes boas

Você sabia que, na jardinagem, quando se planta uma semente boa, ela pode combater as "ruins"? Por exemplo, a semente boa pode ocupar o espaço e os nutrientes da terra, impedindo que ervas daninhas consigam se desenvolver; fazer sombra com suas folhas, bloqueando a luz solar das sementes ruins que tentam brotar; e fortalecer o solo (algumas plantas liberam substâncias pelas raízes que dificultam o crescimento de plantas indesejadas, isso se chama alelopatia - olha só, família, fui pesquisar para você rs).

Na prática, o café solta compostos no solo que inibem ervas daninhas. Ao passo que a crotalária e o trevo melhoram o solo e reduzem a chance de pragas e invasoras. E, na horta, ao plantar alecrim ou hortelã, elas afastam pragas de outras plantas vizinhas. Ou seja, uma planta boa e saudável pode sufocar, enfraquecer ou até matar sementes ruins.

Querido(a) leitor, acho que até aqui você já percebeu que não estou falando só de jardinagem.

Dessa forma, vou dedicar os próximos parágrafos a um mapeamento de boas sementes, que a Bíblia nos ensina, que combatem diretamente as raízes e sementes venenosas. Quando plantamos a Palavra de Deus e o fruto do Espírito no coração, eles vão impedindo que as “raízes venenosas” tenham espaço para brotar. Veja algumas referências:

  • “Vence o mal com o bem” (Rm 12:21).

  • A parábola do semeador (Mt 13) mostra que a boa semente, quando cai em terra fértil, frutifica e vence as pedras e os espinhos.



Sementes X Raízes

Antes de avançarmos, gostaria de compartilhar uma diferença crucial entre sementes e raízes. A semente é sempre um início: pode ser um pensamento, uma palavra, um desejo ou até uma lembrança. Ela ainda é pequena, aparentemente inofensiva, mas carrega dentro de si a capacidade de frutificação. A semente de inveja, por exemplo, pode começar quando vejo alguém sendo abençoado e sinto um incômodo. Sozinha, ela ainda não é uma raiz, mas se eu regar com comparações, ressentimento ou murmuração, cedo ou tarde se aprofundará. E quando se transforma em raiz de inveja, já não é mais um incômodo passageiro, mas uma estrutura que prende o coração, contamina meus relacionamentos e ocupa o espaço de raízes de Deus.

Por isso, vamos falar de sementes boas, cujo objetivo é torná-las raízes. Amém?


Boas sementes

Todas essas sementes só são plantavas a partir do relacionamento íntimo com Deus, lendo a Palavra, louvando, orando e buscando-O, vale dizer.

Tenho certeza de que, para cada semente, há conteúdo para um livro inteiro. Contudo, meu objetivo aqui é ser mais simples, direta e prática. Por isso, gostaria de te incentivar a procurar estudar na Palavra o que você ler aqui.


  • Amor (ágape)

A maior de todas as sementes (1Co 13:13). O amor verdadeiro não é sentimento, mas decisão. Deus é amor (1 Jo 4:8,18) e o verdadeiro amor lança fora todo o medo. É amar nos moldes da Palavra, não nos moldes do mundo. No capítulo 6 do meu livro, falo sobre o amor Ágape.


É a certeza daquilo que não se vê. É escolher confiar na Palavra, resistir à incredulidade e à vitimização. É saber que Deus é Deus e entregar o controle. Não é sobre sinais e provas lógicas, é sobre confiar naquEle que nunca falhou e nunca mentiu.


  • Graça

A graça é o favor imerecido de Deus, mas também uma postura que podemos ter com os outros (Cl 4:6). Plantar essa semente significa oferecer misericórdia quando alguém erra. É a graça que impede a raiz de amargura (Hebreus 12) de brotar.


  • Alegria (fruto do Espírito)

Diferente da felicidade passageira, a alegria é um estado interior enraizado na presença de Deus (Fp 4:4). Essa semente é plantada quando escolhemos confiar em Deus, mesmo em circunstâncias difíceis, combatendo à raiz do medo.


  • Paz (fruto do Espírito)

Uma paz que excede todo entendimento (Fp 4:7). É plantada quando rejeitamos a ansiedade e descansamos em Deus, sem depender de circunstâncias externas. Dessa forma, a raíz do controle e da insuficiência se desmancham.


  • Paciência (longanimidade)

A paciência não é passividade, mas perseverança firme no tempo certo de Deus (Hb 10:36). Cada vez que esperamos sem reclamar, estamos plantando essa semente.


  • Bondade

Um coração disposto a fazer o bem sem buscar retorno (Ef 4:32). Essa semente floresce quando ajudamos alguém em silêncio, ou seja, sem desejar reconhecimento ou sequer a gratidão da pessoa alvo dessa ajuda, apenas por amor. A raíz da inveja vai sendo destruída.


  • Fidelidade

Ser constante com Deus e com as pessoas (Pv 3:3-4). É a semente que se planta quando honramos compromissos e permanecemos firmes mesmo quando ninguém está olhando, pois sabemos que o Senhor nos vê.


  • Mansidão

Não é fraqueza, mas força sob controle (Mt 5:5). É saber quando e como usar a sua força. Plantar essa semente é responder com brandura quando somos provocados ou injustiçados. É se posicionar de forma controlada e em amor.


  • Domínio próprio

Uma das sementes mais desafiadoras (Gl 5:23). É cultivada quando escolhemos não ceder a impulsos da carne, mas nos deixar guiar pelo Espírito, desde nossa alimentação ao ímpeto de responder à uma ofensa.


  • Caridade (generosidade prática)

É a disposição de servir e repartir (2Co 9:6-7). Cada vez que suprimos uma necessidade, estamos plantando essa semente no jardim do Reino. Seja financeira, seja relacional. Conversar com alguém porque você percebeu um olhar mais triste. Manter um coração humilde e buscar fazer o bem de maneira que o outro entenda que é o bem para ele. Às vezes ficamos irritados porque ajudamos e as pessoas não aproveitam, porém, já as perguntamos o que elas queriam? Jesus perguntava aos doentes o que eles queriam, o cego poderia muito bem estar acostumado a ser cego e querer outra coisa. Pergunte. Comunicação é sempre a chave.


  • Perdão

Como em Efésios 4:32, somos chamados a perdoar como Cristo nos perdoou. Essa semente é plantada quando soltamos a ofensa e escolhemos não manter a dívida emocional contra o outro. Quando menos queremos pedir perdão, porque também somos extremamente falhos as pessoas ao nosso redor, é aí que precisamos ir pela obediência a Deus e contra o sentimento.


  • Gratidão

Um coração agradecido abre espaço para o mover de Deus (1Ts 5:18). A gratidão sempre precedeu milagres de multiplicação. Jesus agradecia o Pai antes de multiplicar os pães. Plantamos essa semente quando reconhecemos até as pequenas bênçãos e transformamos queixas em louvor. Precisou voltar em casa porque esqueceu a chave do carro? Agradeça. Você tem um carro, uma casa para voltar e uma memória e capacidade intelectual saudáveis.


  • Obediência a Deus

A obediência é a chave para permanecer no amor do Pai (Jo 15:10). Plantamos essa semente quando escolhemos alinhar nossa vontade à d’Ele, mesmo em coisas simples. Desde vencer à preguiça e ir à igreja à uma renúncia radical.


  • Santidade

Vem do hebraico e do grego "separação" para Deus em tudo o que somos e fazemos (1Pe 1:16). Plantar santidade é escolher pureza nos pensamentos, nas intenções e até naquilo que consumimos. É se separar daquilo que o leva a pecar, daquilo que o faz uma pessoa pior. São hábitos, séries, pessoas, livros...?


  • Temor do Senhor

O princípio da sabedoria (Pv 9:10). E vimos ontem que a falta de sabedoria nos leva à inveja. Essa semente é plantada quando vivemos conscientes da presença de Deus, honrando-O em cada decisão, grande ou pequena, lendo Sua Palavra e orando por isso.


  • Pureza

Integridade e inteireza diante de Deus (Mt 5:8). Plantar pureza é buscar um coração limpo, que não se mistura com motivações ocultas, que ama a Deus completamente, que não retém nada, mas entrega tudo.


  • Humildade

É a nossa luta contra o orgulho, a vaidade e a vanglória. É orar e buscar, de todo o coração, ser como Jesus. Não se apegando aos bens materiais (não é desprezá-los, é ser grato e apenas não colocar seu valor e identidade naquilo, saber que Jesus é o que mais importa dentre tudo que temos), a títulos e à vaidades. É sobre viver no entendimento de que tudo é por Deus, para Ele e através dEle.


  • Oração, Bíblia e Jejum: vou por um vídeo no final sobre essas sementes.


Há outras inúmeras sementes para explorarmos. Porém, essas são as "mais óbvias" da Palavra. Incentivo você a buscar pessoalmente no Senhor.

Para finalizar, preciso ressaltar: isso não é uma "cartilha", no sentido de "senti inveja, então vou ajudar alguém". Todas as boas sementes se cruzam. A vida com Deus é muito menos tabela e mais fluida, é intencional, mas é leve.

Nem sempre você verá os efeitos dessas sementes. Porém, o Reino de Deus não é sobre o que se vê e, sim, sobre a fé de que o invísivel está em movimento.



Considerações finais

Caso você não tenha lido e orado os últimos 6 posts, volte, estude, leia e releia. Nada que se constrói na pressa e no automático persiste. A paciência nos capacita a construirmos na Rocha. Veja os vídeos de indicação, ore para Deus te direcionar.

Talvez o jardim da sua vida esteja seco, sem vida. Ou talvez esteja no seu auge. Entretanto, saiba que a vida é feita de estações. Nada é para sempre, somente Jesus. Eu oro para que você saia daqui cheio(a) do Espírito Santo, inspirado a mudar suas ações e a ajudar pessoas ao seu redor. Quanto mais transbordamos, mais somos um canal de benção e mais Deus deposita em nós.


Mesma árvore, estações diferentes.
Mesma árvore, estações diferentes.

O conhecimento teórico não produz transformação. Somente quando é semeado em um coração disponível e sedente por Deus. E eu espero que este seja você.

Saia da sua zona de conforto. Eu não sei o que você enfrenta, mas decida hoje encarar a vida pela ótica do Senhor. Decida hoje fazer do pior momento da sua vida aquele em que você mais plantar sementes do Reino de Deus.

“O meu amado falou e me disse: “Levante‑se, minha querida, minha bela, e venha comigo. Veja! O inverno passou; acabaram‑se as chuvas e já se foram. Aparecem flores na terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve na nossa terra o som dos pombos. A figueira produz os primeiros frutos; as vinhas florescem e espalham a sua fragrância. Levante‑se, venha, minha querida; minha bela, venha comigo”.” ‭‭Cântico dos Cânticos‬ ‭2‬:‭10‬-‭13‬ ‭

Aja. Chegou o tempo de cantar. As chuvas vieram e produziram mais frutos. O inverno apenas te preparou para o florescer mais belo na primavera. O Seu amado te chama. Mas Ele, em amor, te pergunta: você vai me responder e confiar?



Oração

Pai amado, meu Deus, como Te louvo e Te agradeço por, na Sua misericórdia e sabedoria, ter me dado o entendimento do que preciso corrigir e mudar. Senhor, eu te amo. Hoje, minha oração é simples: eu entrego por inteiro a minha vida nas Tuas mãos. Que a Tua vontade prevaleça. Em específico, as raízes e sementes, o solo da minha vida, o Jardim. Guia-me até o fim da Sua obra. Guia-me pelos Seus caminhos. Faça o meu solo ser fértil para o que o Senhor quer plantar. Ajude-me a plantar o que Te agrada. Retira o que Te desagrada. O controle é Seu, meu Bom Jardineiro. Hoje e sempre. Em nome de Jesus. Amém.



Para aprofundar


Jejum, oração e Bíblia:

3 vídeos



Do Jardim ao Jardineiro - Pr Helvécio Coimbra - 44 minutos



Sobre uma vida com Deus cheia de paixão e outros ensinamentos de sabedoria - Pastora Tânia Tereza 1 hora e 13 minutos



Livros:

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page