top of page

Paternidade de Deus



ree

Neste dia dos pais, quero presentear vocês, amados leitores, com um capítulo do livro que escrevi sobre paternidade de Deus.



Capítulo 8 - O Coração do Pai


Jonas, porém, ficou profundamente descontente com isso e enfureceu‑se. Ele orou ao Senhor: ‘Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava na minha terra? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericorrigido e compassivo, tardio em irar‑se, cheio de amor leal e que prometes castigar, mas depois te arrependes. Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver’.
O Senhor lhe respondeu: ‘Você tem alguma razão para essa fúria? Jonas saiu e sentou‑se em um lugar a leste da cidade. Ali construiu um abrigo, sentou‑se à sua sombra e esperou para ver o que aconteceria com a cidade. Então, o Senhor Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá‑lo do calor, o que deu grande alegria a Jonas. Contudo, na madrugada do dia seguinte, Deus mandou um verme atacar a planta, e ela se secou. Ao nascer do sol, Deus trouxe um vento leste muito quente, e o sol bateu na cabeça de Jonas a ponto de ele quase desmaiar. Com isso, desejou morrer e disse: ‘Para mim é melhor morrer do que viver’.
Deus, porém, disse a Jonas: ‘Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta?’ Ele respondeu: ‘Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer’. O Senhor, porém, lhe disse: ‘Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu em uma noite e em uma noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos animais. Não deveria eu ter pena desta grande cidade?’” Jonas 4:1-11 (Marcos da autora)


Estou sem ideias criativas de expressões para "bem-vinda a mais um dia", portanto, sinta-se amada e recepcionada para mais uma reflexão. Contextualizando a passagem do dia: Jonas era um profeta que Deus chamou para pregar arrependimento à cidade de Nínive. Porém, ele fugiu do comando de Deus, o que fez com que fosse engolido por um grande peixe e ficasse 3 dias em sua barriga até ser encaminhado à cidade.


Dessa história tiramos uma reflexão sobre como o propósito de Deus vai se cumprir na sua vida, mas a forma do cumprimento é, em grande parte, sua responsabilidade. Ele vai te ajudar, mas você precisa se entregar e obedecer.


​Em seguida, Jonas pregou sobre o juízo do Senhor, a cidade se arrependeu de seus pecados e se voltou para Deus. O profeta disse ao Senhor, no capítulo 4, que sabia que Ele era compassivo e perdoaria o povo de qualquer forma, por isso, não queria ter ido pregar.

O Pai nos apresenta um lindo ensinamento, pois fez crescer próximo a Jonas uma planta e a fez morrer, para dizer basicamente: "Filho, você sofreu por uma planta que nem criou, que nem lhe deu trabalho para ser feita, como o meu coração não teria compaixão desse povo, a quem eu criei, um a um, e os fiz crescer?"


Perceba como o Pai usa expressões que nos levam de volta à metáfora do Jardim. A poda é sobre a correção e o alinhamento sobre as renúncias. Isso nos mostra muito como é o coração do Pai em relação a você e às nossas irmãs.


Ele é compassivo e tardio em irar-se. Não como um "ursinho carinhoso", como muitos pregam, porque Ele também é fogo consumidor, mas como um Pai cheio de amor, misericórdia e justiça. Há uma passagem em Jeremias que veio à minha mente enquanto lia Jonas 4, veja:

 

“A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.””Jeremias‬ 1‬:4‬-5‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

 

Primeiramente, os filhos nascem no coração do Pai e depois ganham forma física. Vemos, em Salmo 139, que o Senhor nos entretece no ventre de nossas mães. Antes de sermos filhas terrenas, somos filhas celestiais, nascidas diretamente da mente e das mãos do Pai. O quão poderoso é isso?! Saber que o Deus Todo Poderoso, Criador de toda essa terra, dos mares, montanhas, florestas, as flores e rios, olha para nós com extravagante amor é, no mínimo do mínimo, reconfortante (eufemismo do século).


Vi uma ministração dos Pastores Daniel Kalta e Daniel Simão sobre paternidade, onde trouxeram os três “P’s” do Pai, vou abordá-los com meus próprios exemplos:

● Proteção  

● Provisão

● Propósito

 

Começamos com Jonas, vendo Sua proteção ao querer trazer arrependimento para que o pecado não destruísse a cidade. O mundo espiritual é regido por leis, o pecado é uma transgressão e tem punição. Mas, quão lindo é ver o coração do Pai em relação à destruição iminente. O povo O havia irado e, mesmo assim, Ele escolheu proteger.


Veja bem, não é porque temos a proteção do Pai que nada de ruim nunca acontecerá conosco, e, sim, que podemos confiar de corpo, alma e espírito que tudo vai cooperar para o nosso bem e o Senhor está atento aos nossos gritos de socorro. Abordaremos mais sobre a proteção de Deus no devocional de amanhã.

 


 

Provisão

Como estávamos falando alguns parágrafos atrás sobre natureza, observe que lindo versículo:

“Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo a vocês que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé!” Lucas‬ 12‬:27‬-28‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

 

O Pai provê. O Senhor é chamado de Jeová Jireh, ou seja, Deus Provedor. Ele provê as ferramentas, pessoas, recursos, habilidades, capacitação, conhecimentos, necessários para cumprirmos o propósito que Ele nos chamou para fazer. O Senhor nos chama a confiar em Sua provisão.


O povo hebreu, em Êxodo, mesmo no deserto, não enfrentou um dia no qual faltou comida. Literalmente, chovia alimento dos Céus e havia uma coluna de fogo que protegia o povo à noite.


A Palavra diz que nunca viu um justo ficar desamparado. Não somos justas pelas nossas próprias obras ou esforços, mas porque, pelo Sangue de Jesus, fomos justificadas (não quer dizer que não devemos nos empenhar na santificação). Não sei se a provisão que você precisa é financeira, ou uma cura emocional, mas sei que o Senhor é fiel mesmo quando não somos e não nega a sua própria natureza.


Nesse sentido, vivi uma experiência linda com o Senhor em dezembro de 2023. Enquanto servia no SILC, da Pastora Tânia Tereza, pensei: “Pai, já vi o Senhor provendo para os meus pais, mas creio que nunca vivi uma situação em que eu tenha recebido uma provisão Sua direta, não que eu tenha percebido, pelo menos”. Eu não disse isso de forma a pedir ou ‘acusar’ Deus, só estava pensando.


Durante a semana do seminário, eu vi à venda 4 livros da Pastora que eu não tinha e amaria ler, porém, não queria pedir dinheiro para os meus pais e não era algo tão essencial para aquele momento. Eu não orei pedindo ao Pai também, embora pudesse ter feito.


No último dia, faltando 30 minutos para acabar o seminário, a Aline, uma seminarista (querida Aline, se você estiver lendo isso, que o Senhor te abençoe ricamente, você foi usada por Ele de forma muito poderosa para me revelar o Seu caráter provedor), olhou para mim e disse: “Sophia, quero te abençoar, escolha qualquer livro.” Eu fiquei em choque, nunca tinha passado por isso e nunca pediria os 4 livros. Escolhi apenas um. Mas, ela disse: “Eu sei que tem mais, vou levar mais esses três para você”. No fim da manhã, os 4 livros que eu desejava estavam em minhas mãos.


Perceba que não foi nem uma necessidade e, sim, um desejo do coração (Salmo 37:4). O Senhor tem interesse em suprir os desejos do nosso coração quando estamos alinhados à Sua Primeira Vontade. Confie no caráter provedor do Pai. (Mateus 7:7-8, deixo as referências na esperança que você leia).

 

 

Propósito

Há inúmeros versículos sobre propósito, porém, olhemos para Jeremias 1:5 novamente.  A figura paterna, a terrena incluída, forma em nós “senso de propósito”, de acordo, inclusive, com a psicologia. Ajuda espiritual, psicológica e emocionalmente a nos direcionar e guiar.


Se você ainda não sabe seu propósito, vou lhe dizer qual é: SE RELACIONAR COM DEUS. Todo o resto é secundário e vem disso. Estamos nesse lado da Eternidade para conhecê-Lo, sermos conhecidos por Ele e fazê-Lo conhecido.


Pense no seu propósito como uma árvore. Ela só vai crescer frondosa, cheia de galhos, frutos e folhas se tiver uma raiz firmada. Nosso relacionamento com o Pai é o que nos enraíza. O Seu amor é o adubo que nos leva a dar fruto. Em João 15, vemos que devemos permanecer no Seu amor, afinal, é a partir dele que tudo deve ser feito.


Se for para fazer algo sem amor é melhor que não seja feito!


O nosso problema hoje é querer dar fruto sem cuidar da raiz, querer crescer para cima antes de para baixo. Focar no fruto e no que é "visível para os outros", sem focar no Secreto.


Porém, olhando para papel do Pai no propósito, podemos observar: Quando Adão foi criado, no Jardim do Éden, Deus lhe deu o propósito (Gênesis 1:26-29) de povoar a terra, cuidar do jardim e mais. Como a responsabilidade de exercer domínio sobre toda a criação, refletindo a imagem e a semelhança de Deus em suas ações. Deus o estabeleceu como um administrador da terra, com a missão de cultivá-la e guardá-la (Gênesis 2:15).


Além disso, o propósito dado a Adão está intrinsecamente ligado à relação direta com o Pai. Não era apenas uma questão de trabalho ou tarefa, mas de comunhão. Deus visitava Adão no jardim (Gênesis 3:8), mostrando que o propósito de Adão incluía a intimidade com o Criador, um reflexo do desejo de Deus de se relacionar com Sua criação.


O Senhor não nos criou apenas para ficarmos olhando para o céu, dando glórias a Ele (devemos fazer isso), mas fomos criadas e chamadas para agir, espalhar o Reino dos Céus, sermos imitadoras e embaixadoras de Cristo, levando outras pessoas a Jesus, seja por palavras ou por ações. O seu propósito com Deus não é um objetivo, que tem data para começar e terminar, afinal, Deus é Eterno.


Pode conter objetivos dentro, mas não se resume a eles. Começa em você e não termina em você. Além disso, o propósito sempre vai ser sobre os outros. Jesus, que era Deus encarnado, veio por nós. Quem somos nós para achar que estamos aqui na Terra para fazer tudo por nós mesmas?


Há um propósito central que se ramifica em vários. Por exemplo: Em Marcos 16, todos somos chamados para pregar o Evangelho, alguns o fazem em púlpitos, outros ao agir com excelência em hospitais. Somos chamadas para ser sal da terra e luz do mundo, onde quer que estejamos.


Não sei como seu pai terreno formou o senso de futuro em você, mas, se percebe que deve liberar perdão em áreas mais específicas, libere agora. Deixe o Senhor curar o que seu pai pode ter dito sobre seu futuro que não condiz com o que Ele tem para você.


O Senhor promete em Jeremias 29:11 nos dar um futuro de esperança e prosperidade. Ele te deu um propósito específico. Há algumas dicas que posso lhe dar:

  • O seu propósito sempre vai ser sobre alguma dor que sofreu.

  • O inimigo vem para matar, roubar e destruir, por isso, as áreas onde mais somos atacadas geralmente tem a ver com o que fomos chamadas.

  • Exemplo prático: o Senhor me chamou para cuidar de mulheres e, como disse uma profetisa para mim, o meu propósito é: "levantar a autoestima de muitas mulheres, assim como Ele levantou e restaurou a sua". Não é coincidência o fato de eu ter tido anorexia e ver destruída minha autoimagem e todos os outros pilares da minha autoestima. Posso me alegrar, pois o Senhor faz do pó um ser vivente e eu não teria autoridade para ajudar as mulheres que ajudo sem essa experiência.

Sua dor vem para te dar autoridade e sempre vai cooperar para o seu bem.

 


Falaremos de proteção, profundamente, amanhã.

Até logo!

 

⮚ Música Sugerida - Aba (Laura Souguellis).



Clique aqui para adquirir seu livro e ler o próximo capítulo: https://www.sophiavolpe.com/down-for-maintenance



Extra - Uma carta de Deus àqueles que sentem falta de um Pai:

Amado, amada, não sei se você tem um pai vivo hoje que não é referência de amor, ou se seu pai já faleceu, porém, sei que você tem um Pai Celestial, que é amor, e vive eternamente. Que essa carta possa encontrar solo fértil em seu coração essa noite.




“Meu filho amado/ minha filha amada


Antes de formar você no ventre, Eu já o conhecia; antes de você nascer, Eu o separei (Jeremias 1:5). Você foi entretecido no ventre de sua mãe e de forma assombrosa e maravilhosa Eu o fiz (Salmos 139:13-14). Eu o vi quando você ainda estava sendo formado, e todos os seus dias já estavam escritos no Meu livro antes de qualquer deles existir (Salmos 139:16).


Eu o escolhi, não porque você fosse perfeito, mas porque Eu o amei com amor eterno; por isso, com benignidade, Eu o atraí para Mim (Jeremias 31:3). Eu serei seu Pai, e você será Meu filho, Minha filha (2 Coríntios 6:18). Ainda que seu pai e sua mãe o abandonem, Eu jamais o deixarei; Eu o receberei (Salmos 27:10).


Quando passar pelas águas, Eu estarei com você; e, quando atravessar os rios, eles não o encobrirão; quando andar pelo fogo, você não se queimará, e as chamas não o atingirão (Isaías 43:2). Pois Eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador (Isaías 43:3). Eu estarei com você todos os dias, até o fim dos tempos (Mateus 28:20).


Eu o sustento com a Minha mão direita fiel (Isaías 41:10). Você pode descansar em Mim, porque a Minha misericórdia dura para sempre (Salmos 118:1). O Meu amor é melhor que a vida (Salmos 63:3). Eu o cercarei com a Minha fidelidade como um escudo (Salmos 36:5-7).


Não tema, pois Eu sou o seu refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Salmos 46:1). Lance sobre Mim toda a sua ansiedade, porque Eu tenho cuidado de você (1 Pedro 5:7). Venha a Mim, e Eu lhe darei descanso (Mateus 11:28-29).


Eu tenho para você pensamentos de paz e não de mal, para lhe dar um futuro e uma esperança (Jeremias 29:11). Nada poderá separá-lo do Meu amor que está em Cristo Jesus (Romanos 8:38-39). Ainda que os montes se abalem e as colinas sejam removidas, a Minha fidelidade não se afastará de você, e a Minha aliança de paz não será quebrada (Isaías 54:10).


Eu mesmo enxugarei de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, porque Eu faço novas todas as coisas (Apocalipse 21:4-5).


Com amor eterno,

Seu Pai





Uma oração sobre paternidade para finalizar



Pai amado, em nome do meu único Senhor e Suficiente Salvador, Jesus Cristo,

Hoje eu reconheço que Tu és meu verdadeiro Pai, aquele que me gerou antes da fundação do mundo e que me chamou pelo nome (Efésios 1:4; Isaías 43:1). Tu és o Deus que me formou no ventre da minha mãe (Salmos 139:13), que me conhece por inteiro e que nunca se ausentou, mesmo quando eu me senti sozinho(a).


Senhor, eu entrego diante de Ti todas as marcas deixadas pela ausência, rejeição ou distorção da paternidade terrena. Entrego as palavras que me feriram, os silêncios que me machucaram, as comparações, abandonos e ausências que moldaram uma imagem errada de quem eu sou e de quem Tu és. Eu libero perdão para o meu pai terreno, não porque ele mereça, porque isso é conTigo, mas porque eu decido obedecer à Sua palavra mesmo quando minha alma não quer. Eu declaro que ele não me deve mais nada. Eu entrego toda dívida emocional aos Teus pés.


Cura, Pai, os buracos no meu coração que eu tentei preencher de tantas formas. Mostra-me que o Teu amor é perfeito, inabalável e constante, e que Tu és Aquele que nunca me deixará nem me abandonará (Hebreus 13:5). Tira de mim toda imagem distorcida que eu projetei sobre Ti por causa das feridas da minha história. Restaura a Tua paternidade em mim. Eu me abro a Ti.


Eu recebo hoje a Tua voz sobre mim dizendo: “Você é meu filho amado, em quem tenho prazer” (Mateus 3:17). Eu escolho crer que sou amado(a) sem condição, escolhido(a) e aceito(a) no Teu coração. E rejeito toda mentira, cancelo toda aliança com as mentiras e os enganos, em nome de Jesus.


Pai, que a Tua paternidade restaure a minha identidade, traga segurança às minhas emoções e firmeza aos meus passos. Que eu viva como filho(a) que confia, que descansa e que se alegra na presença do Pai que cuida, provê e protege.


Em nome de Jesus, amém.




Feliz dia dos Pais ao melhor Pai do Universo.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page